domingo, 21 de fevereiro de 2010

A minha amiga Manuela

A Manela...é assim que sempre a chamamos, fez meio século de vida...(isto dos amigos começarem a fazer 50 anos dá que pensar) e fomos todos jantar com ela...naquela mesa cheia de amigos...lá andava ela numa roda viva...como sempre foi...para ela basta estar rodeada de gente.
Vou recuar uns anitos...sim uns anitos... a Manela era sem sombra de dúvidas a mais bonita de nós todas...(eramos 17) loira e com uma cara bonita...ainda hoje o é...todas queriam de alguma forma ser amiga da Manela...lembro eu que foi ela que sempre quis ser minha amiga...dizia ela que eu tinha inteligência e esperteza...lembro de lhe escrever as cartas aos seus "amores" lololol...de lhe dizer na minha parca sabedoria pois ainda por cima mais nova, o que ela devia fazer e não fazer...e aquilo fazia-me sentir "importante".
Mas as nossas vidas tiveram rumos diferentes...vivências diferentes...e ao fim destes anos todos vejo-me novamente próxima da Manela.
Mulher de uma força incrível, sedenta de amor e sempre pronta a ajudar...vive para a filha e a neta (não aguento mais entrar em tudo quanto é loja de bébé) já nem conto as vezes que a vi a começar de novo...e olho pra mim e acho-me nada, perante ela.
Lá está ela a recomeçar novamente...e eu sei que consegue, que vai conseguir! Nunca teve oportunidade de estudar...porque o irmão homem é que foi fazer o Curso Superior, mas não vejo nela nem uma pontinha de rancor...hoje anda a fazer o que muitos acham uma "desgraceira" as "Novas Oportunidades"...mas pensem...isso não lhe vai trazer benefício nenhum em termos profissionais, pois o que ela sabe e gosta de fazer é cortinados...mas para a Manela ter o 12º ano é muito importante...e não é bom que o faça?? Que a faça sentir feliz....quem não merece??
O presente que lhe dei...não tem grande valor...mas sei que se lesse isto que lhe escrevo...já estaria a chorar e a "borrotar" os olhos todos...

Que estejas sempre por perto Manela...mesmo quando me fazes levantar cedo ao domingo...lolol

E como podem ver a festa foi de arromba que eu só cheguei a esta hora...lololol

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ter serventia...

Ando só a pensar isto, desde que me disseram...não me sai da cabeça...temos nós de ter "serventia" para que nos amem e tratem de nós?? Quer dizer...que quando eu deixar de ter "serventia" ninguém mais me vai amar?? Sabem que nunca tinha pensado isso...a sério...sempre achei que independentemente das pessoas que amo poderem fazer alguma coisa por mim...no dia que não o pudessem...eu iria amá-las da mesma forma.
Mas esta perspectiva....fez-me pensar...não com receio do que me possa suceder, mas eventualmente até falo do "agora" "já", nunca me passou pela cabeça... acho que nunca pensar nisso não tem nada de errado...a verdade é que fui educada a não ver isso dessa forma.
Enquanto mãe...cuidei...tratei de minhas filhas...nunca esperando retorno...e como filha...faço o melhor que posso e sei...espero ter passado às minhas filhas esses valores.
No outro dia...sentada na minha cama e falando com minha mãe...olhei para ela longamente...enquanto ela falava eu ia divagando..."mãe...mesmo que não tenhas "serventia" eu vou cuidar sempre de ti"...e assim será...tenho a certeza...isso fez-me sentir melhor. :)

Não estou errada...pois não??