segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As mulheres e as quotas vs cotas!

O ser mulher neste País ainda não é uma "facilidade", quando se pensa em altos cargos, tanto nas empresas como na política. Lembrei de tudo isto, depois de ouvir Paula Teixeira da Cruz no único discurso que hoje se ouviu na Cãmara Municipal de Lisboa no dia da República Portuguesa.
Esta mulher de pequena estatura, aspecto frágil e com uma expressão de tristeza desmedida...deu a todos quantos a ouviram um belo discurso, sem grandes alarves ou voz contundente, fez passar a mensagem...e eu como mulher senti-me orgulhosa....não me perguntem porquê...(independentemente a que partido pertença)mas senti que temos grandes mulheres que podem e devem fazer muito pelo meu País.

Mas nem era só disso que eu vinha falar, o que eu queria dizer...era que com a dificuldade que por vezes atravessamos os sistemas de igualdade entre sex.os tanto no trabalho, como na vida pùblica, faz-me pensar porque exigem eles o sistema de quotas só na política??
O aumento da paridade entre as mulheres e os homens na tomada de decisões está estreitamente ligado às oportunidades de educação e emprego para as mulheres. No entanto, a competência, a experiência, as atitudes positivas quanto à igualdade dos géneros e a boa vontade não são suficientes por si mesmas.

Dizem que a experiência indica que a proporção de mulheres nas instituições políticas não aumentará a não ser que medidas direccionadas, tais como campanhas especiais e quotas para igualdade entre sexos, sejam utilizadas.
Mas eu pergunto...e nas grandes empresas, não seria preciso também implementar isso mesmo? Ainda há bem poucos anos havia um Banco muito conhecido que não contratava mulheres...e será que isso é controlado e visto? Mas ao mesmo tempo sinto que fazem de nós "aves raras"...como se fossemos diferentes...então não temos competências tal como os homens? Para que precisamos de ser "ajudadas"....fico confusa!!

Enfim...deu-me para divagar! :)

(deixo-vos um parágrafo do discurso que achei interessante)

"A responsabilidade, o trabalho e a exigência ética, que deveriam amparar a qualificação da democracia reivindicada, foram sendo abandonados e substituídos pela lógica do enriquecimento fácil e pela ideia de que os fins justificam os meios, com particular crueza em sectores como a política e a economia”

sábado, 12 de setembro de 2009

Será crise de meia-idade??

Nunca foi coisa que me preocupasse muito, para falar verdade nem sequer pensava muito. Mas devido às circusntâncias da vida profissional...acho que ando meia-lélé só a pensar na idade :)

Começo a achar que já não tenho idade para isto ou para aquilo, que afinal a idade importa, que desperdiçei tantos anos da minha vida....que já não voltam. E o mais desesperante é que eu não sinto o "peso" da idade :) quer dizer...já vou tendo que usar ólicos para ler :) mas coisa pouca...que tenho dias pior :) :)

Sinto que a idade me trouxe maturidade, mais ponderação, menos ansiedade(imaginem antes) :) e li que a mulher tem uma capacidade maior de sintetizar e se adaptar às situações, devido a um maior fluxo de comunicação entre os dois hemisférios do cérebro, o esquerdo, mais ligado ao racional e o direito, responsável pelas sensações, pela linguagem não verbal e pela intuição. É como eu digo....temos uma intuição lixada :).

As mudanças têm sido muitas, o facto das filhas também estarem a sair de casa, com toda a certeza mexe comigo, mas nada que eu não aceite...eu quero é também ter essa possibilidade...o poder de recomeçar...o querer desenvolver com competências e criatividade uma profissão, tentando progredir em mim mesma. É muito recompensador o sentimento de ser produtiva e de progredir através das nossas capacidades...e tem isto limitações com idade??

Uma "quarentage" a falar :) :) com boa auto-estima, baidosa, e com muita vontade de vencer :).

Aceitam-se sugestões :)de melhoria, mas não abusem :)

(porque não fui... mas era à praia)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Speakeasy

Cada vez mais o meu Bar de eleição, a simpatia do staff, do dono, do ambiente intimista... :) . Pois, só fiquei a saber que hoje ia ter ao vivo Ivan Lins....fiquei eufórica...quero ir :)

Convidei tudo e mais alguma e nada :) ninguém quis ir com esta xaloia jeitosa :) e boa companhia, as filhas não podiam :)...a Manela tinha trabalho...a Lurdes igual... ai venho cansada...ai vou ver a bola :) :) Por falar nisso ganda jogo de apresentação... :)

Bem, lá fui...pus-me a caminho, toca o telefone...fiquei na tagarelice :) e pimbas :) enganei-me e tive de ir dar a volta à Caparicaaaaaaaaa :) passei a ponte :) mas eu não desespero...lá vou a sorrir :)

Fui tratada como uma Queen :) não havia mesa para jantar, mas trataram de me arranjar um cantinho...já que a Lady tinha vindo de tão longe para ver o espectáculo....mas foi mesmo um espectáculo ,acreditem!!
Lembrou-me os tempos de tertúlia quando os primos faziam as festas de anos e se convidava os amigos e cada um tocava ou cantava, ali foi o mesmo mas com grande classe...ou não estivesse lá, grandes Senhores da Música. :)

A sala estava cheia de artistas, mas aqueles três foi o suficiente Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho e Ivan Lins...e não posso esquecer o Gil do Carmo :) que além de cantar bem ...é um vonzeeeeeeee :)

Pois meus amigos...uma noite sózinha e ao mesmo tempo senti-me rodeada de gente conhecida :)
Nada como ir à hora que queremos e voltar tb assim :)


AMÉN!! (como diria um amigo meu) :)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Estado (gestual) da Nação

É cada vez mais triste ver este meu País, hoje o Parlamento esteve no auge deste ano, como é habito...os gritos, hoje passamos à linguagem gestual. Tudo isto num frenesim sem igual, a campanha começou!! O furor com que se atacam uns aos outros...é lamentável!

Uma demissão, (já devia estar farto) e pensou em pisgar-se antes das férias, pois pelos vistos este ano nem nas férias vamos ter sossego. :)A partir de agora é o vale tudo...dia 27 Setembro as legislativas e logo de seguida as autárquicas a 11 de Outubro. Não tenho por hábito achar que se fez tudo mal, acho que com todos os defeitos Sócrates começou por fazer as Reformas que se tinham de fazer,umas resultaram, outras falharam . No entanto e devido à crise instalada, não conseguiu atingir as metas esperadas.

As contestações sociais começaram a sair à rua, os professores, sindicatos,médicos,policias...mas o Governo e sempre com o seu ar de "bonzinho" dizia que todos nós temos direito a contestar numa democracia.
Temos 10% de desemprego , as filas nos Centros de Emprego pela manhã aglomeram-se...mas pronto temos o direito de contestar...o que já não é mau. Penso que houve muita coisa absurda ,falta de diálogo, arrogância, e falta de humildade...e fica uma muito grande Reforma por fazer ...a Justiça!!

A Justiça que tanto falha neste País,os casos acumulam-se nos Tribunais,outros prescrevem por tantos anos de espera....e tudo continua na mesma 4 anos volvidos.

A comunicação social, fica em histeria com isto....as televisões e os noticiários enchem-se com perguntas absurdas, que acha deste gesto, como foi o gesto, era dirigido a quem :) para 2º plano se não tivesse havido o gesto do Ministro, ficaram as Eleições do Benfica, onde aí também já tem gestos , palavrão...e sabe-se lá ainda o que vai haver mais... :)

O gesto é tudo...o gesto é tudo :)

(mudei o titulo, por achar mais conveniente...e como aqui eu tenho o poder :))

quinta-feira, 18 de junho de 2009

18 de Junho de 2009


Hoje foi dia de anos cá em casa....quando nasceu minha 1ª filha :) um dia muito marcante na minha parca idade...lembro de achar que não podia ser minha...e ficava horas olhando ela no berço...achava-a linda :)

Como o tempo passou...lá fomos as três ter com a do meio que vive em Lisboa...e fomos jantar ás Docas :) eu ia falando com o meu genro e olhando....elas adoram se encontrar umas com as outras...iam falando e rindo...contando tudo umas das outras no emprego...e eu observando :)

A mesa...o restaurante....aquilo foi uma folia só...uma queria lá dentro outra não gostava do menu :)outra queria carne...e outra peixe....até que aqui a matriarca...pôs um ponto final...e calhou o " Espalha Brasas"...puxa....tava a ver que não jantava :)

Falamos de tudo...projectos futuros, uma nova casa, um sitio diferente...fiquei contente por ver a minha Tina já mais convencida a ficar por cá...a dar-me idéias e a sugerir coisas....e ficava mesmo estarrecida com tudo o que ia ouvindo....tenho de confessar que me está a soltar uma lagrimita aqui no canto do olho :) pela forma e carinho que temos todas umas pelas outras...a Xana tem exame amanhã....não podemos nos demorar... :)

Acho que hoje foi um dia com o qual eu já tinha vivido há anos atrás...de me sentir plena como pessoa :)temos dias difíceis como pais...mas outros que compensa tudo!!

:) :) :) adoro-vos!! :)